ENERGIA: Vitória do Xingu tem a maior hidrelétrica 100% Brasileira

0

Acionamento do 14º Gerador em Belo Monte

A geração de energia foi ampliada em Belo Monte, na Volta Grande do Xingu, durante a tarde desta quarta-feira (17), após acionamento da 14ª unidade geradora em solo vitoriense. A solenidade de acionamento contou com a presença do Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, o diretor presidente da Norte Energia, Paulo Roberto, além do secretário de Infraestrutura de Vitória do Xingu, Rogério Pereira e o chefe de gabinete Ewenyldo Uchôa, que representou o prefeito José Caetano.

“Para se ter uma ideia da importância de Belo Monte para o país, uma única unidade como a UG 14 é capaz de alimentar uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. Isso demonstra que estamos vivendo um momento único, construído a partir de diálogo constante com todas as esferas, inclusive junto ao Congresso Nacional. O presidente Jair Bolsonaro reconhece a contribuição do empreendimento para o Brasil e já sinalizou sua presença, aqui em Vitória do Xingu, em novembro deste ano, no acionamento da última turbina”, observou Albuquerque.

Acionamento do 14º Gerador em Belo Monte

Para Rogério Pereira, é um momento histórico para Vitória do Xingu, a pacata cidade paraense, tem um potencial hidroelétrico de suma importância para o Brasil.

“Aqui está 92% de toda estrutura de Belo Monte, dentro da nossa cidade, fruto de uma engenharia brasileira essa usina sem dúvidas que é um patrimônio de toda a região, como disseram colegas hoje, o acionamento desse grupo gerador só amplia a capacidade do município em gerar energia para o país” Detalhou o Secretário de Infraestrutura de Vitória do Xingu

Potencial confirmado

No chamado “período úmido”, representado por cinco ciclos de faturamento consecutivos (dezembro de um ano a abril do ano seguinte), Belo Monte já pôde mostrar seu potencial. Gerou 19.064.372,74 MWh e por muito pouco não superou sua produção ao longo de todo o ano de 2018 (19.210.973,264 MWh). Com isso, contribuiu com a manutenção do nível de reservatórios da região Nordeste, algo que não se via desde 2012, e com o abastecimento da região Sudeste, onde se concentram importantes setores produtivos do país.

Por: ASCOM – PMVTX / Norte Energia

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade