Chefe de gabinete e secretário de meio ambiente foram à Brasília-DF participar de homenagens à cultura paraense

Reuniões aconteceram no Congresso Nacional

No Plenário da Câmara dos Deputados, já ocorreu a Sessão Solene em homenagem às importantes manifestações culturais do Pará na manhã desta terça-feira (20), com as seguintes exposições: Çairé – Festival dos Botos; o Festribal – Festival das Tribos de Juruti; o Mascarado Fobó Obidense – Carnaval de Óbidos e da FLIX – Festa Literária Internacional do Xingu. Houve, ainda, apresentação do Festival Internacional de Cinema de Alter. do Chão.

“É uma importante participação para que possamos levar ao nosso povo do Xingu, o quanto somos reconhecidos pelas nossas culturas, e principalmente, pela grande história que nossa região tem, com certeza, o turismo ainda irá crescer muito em Vitória do Xingu” Disse o chefe de gabinete, Ewenyldo Uchôa.

Os eventos durante o dia estão sendo divididos e bem aproveitados, no Plenário 10, acontecerá Audiência Pública da Comissão de Cultura, onde haverá o lançamento do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão. Os eventos contarão com a presença de representantes de Ministérios, Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores, Coordenações das Manifestações Culturais homenageadas, Governo e Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Agência Nacional do Cinema, Organizações Sociais dos Povos da Amazônia, além de canais de televisão e artistas.

Reuniões aconteceram no Congresso Nacional

A manifestação a favor da Cultura, do Cinema e turismo, é uma oportunidade para que o Brasil aprofunde o conhecimento sobre essas manifestações culturais e incentive o crescimento socioeconômico e cultural do povo amazônico. Após a Audiência Pública houve reunião para tratar de um breve balanço da Sessão Solene e Audiência Pública e encaminhamentos sobre as articulações de emendas junto à Bancada do Pará e recursos junto ao governo federal para os eventos culturais e turísticas dos municípios do Estado.