Parque Ecológico é inaugurado na CMEI Erwin Uchôa e reúne autoridades municipais no evento.

A parceria entre a secretaria municipal de educação e a secretaria municipal de meio ambiente mais uma vez deu certo, o projeto Piloto iniciou hoje, na manhã desta segunda-feira (16) com a inauguração do Parque Ecológico, criado, planejado e construído com materiais recicláveis e reaproveitamento de borracha de pneus para criação dos materiais e brinquedos, feito pela equipe da SEMAT, um serviço bem realizado pela artesã Adeilce Lima, funcionária do setor de meio ambiente.

Parque é um projeto piloto da gestão ambiental em Vitória do Xingu

“Parabenizo o prefeito José Caetano por nos apoiar em mais uma ideia que virou projeto e que agora está sendo posto em prática, a nossa equipe trabalhou incansavelmente, desde a escolha da nossa mascote que é o Taruga, até a criação das artes para pôr forma em brinquedos para uso das crianças, foi tudo bem organizado e essa parceria com a educação só tem a crescer pois nosso gestor quer essa ação também em outras escolas. ” Disse o secretário de meio ambiente e Turismo, Darli Costa.

É isso mesmo, o Projeto Piloto irá beneficiar outras escolas, tudo garantido pelo prefeito José Caetano, que estava no evento de inauguração acompanhado do presidente da câmara ver. Tai Flor de Lima, vereadora Silas Lima, secretário de administração Francisco Portela, secretária de educação Cinthia Hoffman, secretária de finanças Nilva Oliveira, secretário de obras Rogério Pereira, secretário de meio ambiente Darli Costa, secretária do trabalho e promoção social Maria Josiane e secretário de saúde Noedson Carvalho.

“É um projeto muito bem realizado pela secretaria que agora podemos ver que deu certo, ele estava somente no papel a algum tempo, mas nosso governo está mostrando o compromisso que temos com a educação e meio ambiente do nosso município, toda ação e projeto voltado para melhoria da população é apoiado por mim, pois priorizo sempre uma boa educação, e vamos continuar trabalhando para levar essa ação para outras escolas. ” Explicou o prefeito José Caetano, em sua fala aos pais presentes.

Um dos produtos mais utilizados no processo de reciclagem para criação do Parque Ecológico foram os pneus usados, apesar do alto índice de recauchutagem, que prolonga a vida dos mesmos, a maior parte deles, fica desgastado pelo uso e acaba parando nos lixões, jogados na beira do rio ou estradas, e até nos quintais de casa, onde acumula insetos e bactérias transmissores de doenças, visto essa problemática, a secretaria de meio ambiente aderiu ao conceito “Só Vira Lixo se Não Cuidar”, e reaproveitou pneus velhos para criação do projeto, colaborando e incentivando o reaproveitamento de materiais recicláveis.

Uma iniciativa da Prefeitura de Vitória do Xingu, que apoia as causas socioambientais como forma importante da conscientização do lixo, e seu aproveitamento.