Transparência


O que é transparência?

No contexto da gestão pública, a Lei da Transparência determina que sejam disponíveis, em tempo real, informações detalhadas sobre os dados públicos. A Câmara Municipal acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade.

Uma gestão pública transparente permite à sociedade, com informações, colaborar no controle das ações de seus governantes, com intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.

Como usar o portal da transparência?

Disponibilizamos o portal da transparência pensando em facilitar a busca de informações e dados públicos para você, cidadão. Os gráficos permitem uma visualização dos repasses e despesas feitas pela gestão pública.

O Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro público. O Portal traz ferramentas e informações para facilitar essa atividade. São dados sobre as despesas e receitas públicas, as licitações e contratações, os servidores públicos, os fornecedores e muito mais.

Através do portal é possível acompanhar uma série de informações à respeito do Poder Executivo Municipal, como por exemplo:

  • os recursos recebidos e as despesas realizadas pela Câmara Municipal e ver se, de fato, os serviços que receberam recursos estão sendo prestados ou se os bens foram comprados.
  • Se o seu interesse for nas compras públicas, podem acompanhar os contratos e licitações. Pode, por exemplo, ter informações sobre as contratações que usaram dispensa de licitação ou conhecer quem tem os maiores contratos com a administração pública.
  • Com a consulta de servidores, por exemplo, você pode identificar acúmulos de cargo ou pessoas ganhando acima do teto - e talvez até um caso de nepotismo ou conflito de interesses.